Professora Tutora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professora Cursista: Kirsten C. W. Silva
Módulo III – Atividade 2
Escola: Escola Estadual Sete De Setembro
Serra do Navio, 10 de dezembro de 2011.
Disciplina: Língua Estrangeira / Inglês
Título do Projeto:
“Por um mundo melhor” - Direitos Humanos & Objetivos do Milênio - dever e direito de todos
Conteúdo: Direitos Humanos, os Objetivos do Milênio (ODM), cidadania, Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA), Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), Amnesty International
Objetivo: Promover uma reflexão acerca da situação dos direitos humanos e alcance dos ODM; trabalhar conteúdos da língua estrangeira (gramática, vocabulário, comunicação) com apoio de textos críticos, filmes, informações e notícias reais em linguagem autentica (inglês).
Desenvolvimento das atividades:
- Brainstorming acerca do tema: Human Rights
- Pesquisa na internet
- Exibição do filme: “Amor sem Fronteiras” e problematização do filme
- Leitura de textos em inglês e português
- Problematização da temática e discussão
- Leitura e produção de textos e folders informativos sobre a situação dos direitos humanos nas diversas regiões do mundo e dentro do Brasil, inclusivo ao nível municipal
- Exposição das pesquisas e trabalhos (Human Rights Day / 10 December)
- Entrevistas (adiado para 2012)
Estratégias: trabalho individual, aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos, filme, trabalho em duplas e grupos, pesquisa na internet, elaboração de folders e exposição dos mesmos
Recursos utilizadas do Laptop: Kword, webcam, internet
Avaliação: A avaliação dos alunos demonstrou uma satisfação geral. Como pontos negativos forma apontados o limitado tempo de acesso aos laptops e computadores e internet em geral, bem como a ausência de um programa que permite a elaboração de slides, tipo Power Point para uma melhor apresentação de seu trabalho em sala de aula e para a comunidade escolar.
A avaliação da experiência de trabalhar um projeto com os alunos com apoio das “Uquinhas” foi muito positiva, pois os mesmos se esforçaram muito, demonstraram uma curiosidade muito grande, uma sensibilização pelo tema bem como bastante autonomia e organização enquanto grupo de resolver as tarefas propostas.
A concentração dos alunos e o silencio dentro da sala de aula – além das conversas necessárias em um trabalho em grupo chamou a atenção.
Ressalto que senti falta de um trabalho em conjunto com todas as disciplinas e a socialização dos trabalhos de todas as turmas, desde o 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Acredito que estas falhas ajudem compreender e aperfeiçoar o projeto UCA e a organização interna da escola e democratizar assim o uso para alunos e professores.
Obs.: A elaboração do Projeto ‘Direitos Humanos’ ocorreu em julho de 2011. O mesmo foi rediscutido e adaptado posteriormente para ser aplicado e utilizado com todos os professores da escola e trabalhado no contexto do projeto UCA. Observou-se, que a exclusão da grande maioria do corpo docente da nossa escola do projeto UCA, ao final, limitou a execução do projeto nas 5ª à 8ª séries e Ensino Médio praticamente a dois professores, cada um com uma turma sob sua responsabilidade. Mas os alunos, que tiveram a oportunidade de usar os "Uquinhas" agradeceram de coração!
Referencias:
AUN, E., PRETE, M. C., SANSANOVICZ, N. B. Global Crises, global situations. Em New English Point 4. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
___. Children´s Rights. Em New English Point 4. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
___. Human Rights for children. Em New English Point 4. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
olá Kirsten!
ResponderExcluirmuito obrigada pelo grande retorno..
muito obrigada por fazer parte deste projeto