Para que você possa conhecer melhor os recursos relacionados aos programas deste equipamento, dividimos nosso curso em três temáticas:
Temática I: Conhecendo o Linux e o kOffice
Temática II: Ferramentas Educacionais
Temática III: Navegadores e Ferramentas de Busca.
NTE - MARCO ZERO - SEED – G.E.A. / NTM - EQUADOR - SEMED – P.M.M. e UNDIME - SEMED - P.M.M.
Roteiro de orientações etapa on-line - Modulo I: Apropriação Tecnológica
PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO: Descrição do módulo:
Neste módulo, conheceremos um pouco mais dos recursos presentes no computador portátil (laptop Educacional) que será utilizado em sua escola. O módulo está dividido em três temáticas:
Temática I - Conhecendo o Linux e o kOffice,
Temática II - Ferramentas Educacionais e
Temática III - Navegadores e Ferramentas de Busca. A metodologia do curso baseia-se em exposições dialogadas, discussões reflexivas entre os participantes sobre assuntos abordados e na prática contextualizada com o laptop educacional. Os recursos didáticos incluem vídeos, textos, imagens e animações, visando o melhor entendimento possível para os temas sugeridos.
Expectativas de aprendizagem:
· Obter subsídios teóricos e práticos para a apropriação das ferramentas e programas disponibilizados no site no Classmate do Projeto UCA que serão contextualizados e reconstruídos conforme as ações em sala de aula;
· Trocar conhecimentos e experiências com os participantes do curso por meio do uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica, bem como divulgar experiências por meio da Web;
· Planejar situações de aprendizagem interdisciplinares usando as tecnologias disponíveis nas escolas que fazem parte do PROUCA;
· Criar e discutir possibilidades de aprendizagem para uso das tecnologias móveis em práticas inovadoras.
Nº de ATIV. | Nome | Como realizar a tarefa | Onde postar? | Período? |
01 | Fórum de dúvidas! | Olá professor@s! Aqui você poderá tirar suas dúvidas a respeito do curso e poderá também propor sugestões! Este espaço estará aberto até o término do Módulo I - 31/01/2011! | FÓRUM | 16.12.2010 a 31.03.2011 |
02 | Apresentação, expectativa sobre o Projeto UCA e hora do café | Olá professor@s!Sejam bem vind@s! Neste espaço e fale de você pessoalmente e profissionalmente. Quais as expectativas de sua atuação no projeto UCA que será desenvolvido em sua escola e fale também do histórico de sua escola? ah, este fórum também é a Hora do Café – Aproveite para conversar com seus colegas da turma sobre os mesmos assuntos que você conversaria na hora do café. É isso mesmo! Fique a vontade para falar aqui sobre o que quiser! Vamos interagir com noss@s colegas! Participe! | FÓRUM | 16.12.2010 a 31,03.2011 |
03 | Apropriação Tecnológica | Faça a leitura do módulo I – Apropriação Tecnológica e pratique em seu Laptop suas funcionalidades. Após o reconhecimento do Laptop Educacional - Responda: O que você está achando desta etapa do curso? O que descobriu de interessante? O que lhe chamou mais atenção? Tem alguma dúvida ou dica interessante? Participe deste fórum e compartilhe conosco. | FÓRUM | 16.12.2010 a 31.03.2011 |
04 | Planejamento de uma atividade usando um dos programas ou software do laptop. | Acesse todo o conteúdo do curso disponível no módulo I, explore os recursos que você considerar mais interessantes para trabalhar com seus alunos no laptop. Para acessar o recurso procure descobrir: a) Como localizar o recurso na máquina b) Quais as suas principais funcionalidades c) Qual o grau de dificuldade para uso deste recurso? d) Que tipo de atividades poderiam ser realizadas com os seus alunos utilizando este recurso. Navegue no Portal do Professor e no site TV Escola para conhecer algumas sugestões de atividades em sala de aula que utiliza diversos recursos tecnológicos. Observe se encontra alguma aula que sugere atividades que poderiam ser realizadas utilizando os laptops. Planeje e divulgue em nosso blog colaborativo uma atividade que utilize um dos recursos disponível nos laptops já explorados por você. Pense em algo que contribua com a aprendizagem dos alunos de sua turma. Esta publicação pode ser bem simples, porém deverá ter: - Tema da aula, público-alvo, disciplinas - O que você espera que os alunos aprendam com a aula? - Etapas (especificar as estratégias que serão utilizadas em cada uma delas) - Como será realizada a avaliação desta aula? | Blog Colaborativo UCA-USP de sua escola, em seu blog pessoal e no portfólio do ambiente e-proinfo – dê um clique em conteúdo e depois em portfólio | 06.01 a 31.03.2011 |
05 | Publicação das atividades realizadas e relato de experiência postado no blog colaborativo. | Leia as propostas de seus colegas que estão públicas no blog colaborativo e comente, acrescentando sugestões ou elogiando os aspectos que considerou relevante. 3.2 – Publique um relato de sua experiência em sala de aula com os laptops PROUCA, informando quais foram às conquistas e os desafios durante a aula e compartilhe no Blog Colaborativo UCA-USP de sua escola. Se possível insira também imagens, vídeos e outros recursos que considerar interessante. | Blog Colaborativo UCA-USP de sua escola, em seu blog pessoal e no portfólio do ambiente e-proinfo – dê um clique em conteúdo e depois em portfólio | 16.12.2010 a 31.03.2011 |
Bons estudos e sucesso!
Carinhosamente,
Rosilma Lobato Pinheiro – rosilmap@gmail.com, rosilmap@hotmail.com, rosilmap@bol.com.br, rosilma@nte.ap.gov.br,
96-9136-9758
Valber e Dulcinéia, conto com vocês nesta caminhada e podem contar comigo.
E.M.E.F. Adão Ferreira - Porto Grande. | 18 | 28 | Prof. Multiplicador: Valber Mendes Pantoja Profa. Multiplicadora: Dulcinéia Pereira Lima Tutora/Multiplicadora/Profa.: Rosilma Lobato Pinheiro. |
E.E. Sete de Setembro - Serra do Navio. | 10 |
UCA - Um Computador por aluno