quinta-feira, 10 de março de 2011

Plano de aula:Conhecendo a escola

Plano de aula
Planejamento de uma atividade utilizando o programa editor de texto Kword e a câmera wxcam dos computadores do Projeto UCA.
Aluno: professor Paulo Sergio Maia da Silva
Multiplicadora: professora Dulcinéia Pereira Lima
Tema: Conhecendo Minha Escola
I - Nível: Ensino Fundamental
II – Público Alvo: Alunos do 4º ano
III – Disciplinas trabalhadas: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes.
IV – objetivo Geral: levar o aluno a conhecer e interagir com os softwares dos laptops do Projeto UCA além de conhecer todas as dependências da Escola.
V – Objetivos específicos:
Utilizando diferentes softwares do laptop educacional:
1- proporcionar ao educando uma melhor apropriação das mídias a serem por eles utilizadas no decorrer das aulas;
2- adquirir o significado e a importância de sua escola;
3- Localizar a escola na comunidade;
4 - conhecer alguns regulamentos da escola;
5- conhecer a comunidade escolar.
VI – Etapas da atividade
1º momento: Apresentar os computadores aos alunos e fazer demonstrações de seu uso em sala de aula;
2º momento: entregar os computadores aos alunos para que os mesmos possam realizar algumas tarefas da aula planejada com o mesmo. Os alunos deverão fazer uma visita em todas as dependências da escola para conhecê-las, ler os avisos e etiquetas; pesquisar o nome da escola, tirar fotografias com a wxcam, descobrir o número de alunos da escola, quantos meninos e quantas meninas, pesquisar quais os antigos diretores da escola, verificar os horário de funcionamento da escola, conhecer o calendário escola, início e fim de ano letivo, férias, datas importantes para a escola.
3º momento depois do passeio, os alunos deverão elaborar um relatório do que foi trabalhado na aula utilizando o editor de texto Kword (quantas sala quantos banheiros, secretaria, biblioteca, etc).
4º momento os alunos deverão expor o que foi produzido e fazer explanações sobre seus trabalhos.
VII – Recursos tecnológicos utilizados:
Editor de texto kword e a webxcam do leptop educacional.
VIII – Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para as atividades propostas.
- Conhecer o alfabeto para poder digitar;
- Conhecer os recursos do teclado;
- Saber utilizar o cursor dos recursos de tela;
- Saber como acionar a câmera e fazer imagens.
IX – Avaliação
Será verificado a curiosidade e o comportamento dos alunos de posse das ferramentas tecnológicas;
A maneira como interagem individual e coletivamente na execução das tarefas;
E a evolução de seu conhecimento sobre o uso de mídias.
X Referências :
LIMA, Regina Célia Vilaça; PINTO, Gerusa Rodrigues. O Dia-a-dia do Professor. Volume 3 Editora Fapi Ltda. Belo Horizonte: 2000

Um comentário:

  1. olá Paulo Sérgio!

    Parabéns por sua participação neste espaço e no projeto UCA-AP

    ResponderExcluir