sexta-feira, 6 de maio de 2011

Navegadores e Ferramentas busca



Atualmente os navegadores da Internet estão bastante atualizados e buscam cada vez mais se adaptar aos seus usuários. Muitos sites ainda têm problema em apresentar novas tecnologias aos seus internautas, devido utilizar versões antigas do seu navegador preferido.Com toda essa problemática iniciou-se uma campanha para que os usuários de Internet fizessem o upgrade para versões mais moderna de seus browser. Para navegar na Internet precisamos de um browser, que é um software específico para esse fim, e existem vários como o Netscape com a sua nova versão 9 e um visual muito agradável.
Outro bastante conhecido é o IE Internet Explorer da MS que esta na sua versão 8 com um design bastante diferente.O Firefox da Mozila, esta crescendo muito entre os internautas, tomando uma grande fatia do mercado, esse browser está na segunda posição no números de usuários.O Konqueror é um navegador que funciona como um gerenciador de pasta de arquivo. Mas a novidade mais recente de navegador de Internet é o Chrome da Google que promete agitar o mundo dos browser’s com recursos muito interessantes. A concorrência entre os navegadores é grande e a briga maior é entre o Mozila Firefox e Internet Explorer, onde ainda o mais utilizado é o Explorer.
O Firefox, o Opera e o Netscape, tem uma função muito útil que foi incorporado no IE Internet Explore 7, que é a navegação em abas. Existem navegadores menos conhecidos pelo público, mais são bastante eficiente como por exemplo, Opera 10.62 da Opera software e o safári 5 da Apple, o que já possui sua versão para Windows.
Em meio tantos navegadores menos conhecidos tem até brasileiro, vejam mais alguns: AWE (nacional), Lvnx, Safari, Camino/Shiira/Omniweb, Flock,Galeon, Midora/arora, Masthon Browser.Além de todos esses navegadores e muito outros, existem as Ferramentas de busca que também são importantes. Não é nada fácil vasculhar bilhões de sites procurando informações precisas. Todo esse trabalho gigantesco é executado pelas spiders ou robosts programas que entram nas páginas e lêem seus conteúdos, assim como internautas comuns. Mas para que ocorra uma busca é preciso que os dados do site estejam indexados, eles precisam ser listados da melhor maneira para o usuário.
Quem determina isso é algoritmo que a ferramenta usa, é lá que estão os critérios para a avaliação da página e o que elas devem ter para serem consideradas relevantes e aparecer na frente das outras. As ferramentas criam um banco de dados para cada termo buscado e depois de alguns meses é renovado.
Tanto os navegadores quanto as ferramentas de busca são de suma importância, principalmente aquelas que buscam com rapidez as páginas solicitadas pelo usuário, e que não precisamos ficar limitados somente a um navegador e sempre seguir os critérios das ferramentas quando for criar um site.

Referências: http://www.google.com.br/Search?q=navegadores+de+internt
http://www.google.com.r/Search?q=ferramenta+de+busca

Um comentário: