sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade 2 (Mód.III)

Profª Tutora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professora Cursista: Danielly Ana Dias de Lemos Lima
Módulo III – Ativ: 2
Escola: Estadual Sete de Setembro
2º ano (Ensino fundamental)       Turma: Única
Data: 15 e 16 de Setembro de 2011.

Tema: Realidade sócio-ambiental do município de Serra do Navio
Subtema: Meio Ambiente
Disciplina: Ciências: O lixo       
Possibilidade Interdisciplinar:
Português: Produção de Texto 
Matemática: Números Naturais
Artes: Pintura                                          
Objetivo Geral:
Desenvolver atitudes de preservação ambiental destinando corretamente o lixo produzido.
Objetivos de Aprendizagem:
*     Relacionar algumas medidas que contribuem para a conservação do meio ambiente.
*     Reconhecer que o ser humano faz parte do meio ambiente, interage e depende dele para viver.
*     Identificar cada produto reciclável com sua cor correspondente nas latas de lixo.

Atividades Desenvolvidas:

Observação e registro; Digitação; Debate; Atividades de fixação; Jogos Online.

Estratégias:
*     Observar nas proximidades da escola, os tipos de lixo depositados no chão e em seguida, relacionar tudo o que foi observado.
*     Realizar a digitação utilizando o Editor de Texto Simples: KEdit no Laptop Educacional do Projeto UCA.
*     Debate sobre o destino do lixo produzido pelos alunos na escola.
*     Realizar os exercícios para fixação do aprendizado.
*     Acessar o site: http://iguinho.ig.com.br/jogo  utilizando o Navegador de Internet: Firefox  no Laptop Educacional do Projeto UCA e jogar “Reciclagem” e “Limpe a praia” (jogos educativos que ilustram a Coleta Seletiva de lixo).
 http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html         
 
                                              http://iguinho.ig.com.br/jogo-limpeapraia.html                                                            













 Recursos Metodológicos:
*     Laptop Educacional, Máquina Fotográfica, quadro, giz, apagador, impressora, giz de cera, lápis
Avaliação:
A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmente houve aprendizagem significativa por parte dos alunos. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber e gostaram da aula, quantas conseguiram aprender o assunto, e o que precisa ser melhorado, de modo que a Docente possa avaliar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.

Referências Bibliográficas



WOLFF, Janeth. Redescobrir Ciências. 1ª Série. São Paulo: FTD, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário