Profª Tutora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professora Cursista: Danielly Ana Dias de Lemos Lima
Módulo III – Ativ: 2
Escola: Estadual Sete de Setembro
2º ano (Ensino fundamental)       Turma: Única
Data: 15 e 16 de Setembro de 2011.
Tema: Realidade sócio-ambiental do município de Serra do Navio
Subtema: Meio Ambiente
Disciplina: Ciências: O lixo        
Possibilidade Interdisciplinar: 
Português: Produção de Texto  
Matemática: Números Naturais
Artes: Pintura                                           
Objetivo Geral: 
Desenvolver atitudes de preservação ambiental destinando corretamente o lixo produzido.
Objetivos de Aprendizagem: 
 Relacionar algumas medidas que contribuem para a conservação do meio ambiente.
     Relacionar algumas medidas que contribuem para a conservação do meio ambiente. Reconhecer que o ser humano faz parte do meio ambiente, interage e depende dele para viver.
     Reconhecer que o ser humano faz parte do meio ambiente, interage e depende dele para viver. Identificar cada produto reciclável com sua cor correspondente nas latas de lixo.
     Identificar cada produto reciclável com sua cor correspondente nas latas de lixo.Atividades Desenvolvidas:
Observação e registro; Digitação; Debate; Atividades de fixação; Jogos Online.
Estratégias:
 Observar nas proximidades da escola, os tipos de lixo depositados no chão e em seguida, relacionar tudo o que foi observado.
     Observar nas proximidades da escola, os tipos de lixo depositados no chão e em seguida, relacionar tudo o que foi observado. Realizar a digitação utilizando o Editor de Texto Simples: KEdit no Laptop Educacional do Projeto UCA.
     Realizar a digitação utilizando o Editor de Texto Simples: KEdit no Laptop Educacional do Projeto UCA. Debate sobre o destino do lixo produzido pelos alunos na escola.
     Debate sobre o destino do lixo produzido pelos alunos na escola. Realizar os exercícios para fixação do aprendizado.
     Realizar os exercícios para fixação do aprendizado. Acessar o site: http://iguinho.ig.com.br/jogo  utilizando o Navegador de Internet: Firefox  no Laptop Educacional do Projeto UCA e jogar “Reciclagem” e “Limpe a praia” (jogos educativos que ilustram a Coleta Seletiva de lixo).
     Acessar o site: http://iguinho.ig.com.br/jogo  utilizando o Navegador de Internet: Firefox  no Laptop Educacional do Projeto UCA e jogar “Reciclagem” e “Limpe a praia” (jogos educativos que ilustram a Coleta Seletiva de lixo).| http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html | 
| http://iguinho.ig.com.br/jogo-limpeapraia.html | 
Recursos Metodológicos:
 Laptop Educacional, Máquina Fotográfica, quadro, giz, apagador, impressora, giz de cera, lápis
     Laptop Educacional, Máquina Fotográfica, quadro, giz, apagador, impressora, giz de cera, lápisAvaliação:
A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmente houve aprendizagem significativa por parte dos alunos. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber e gostaram da aula, quantas conseguiram aprender o assunto, e o que precisa ser melhorado, de modo que a Docente possa avaliar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.
Referências Bibliográficas
WOLFF, Janeth. Redescobrir Ciências. 1ª Série. São Paulo: FTD, 2005
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário