domingo, 26 de junho de 2011

Módulo II - WEB 2.0: Planejamento de aula

Tema: Pontos e Linhas

Subtema: Conhecendo a Arte através de Pontos e Linhas

Escola participante: Escola Estadual Sete de Setembro

Professoras: Dulcineia Pereira Lima
Maria do Socorro Paula de Oliveira

I-Nível: Fundamental I
II-Público Alvo: 4ª série
III- Disciplinas:
-Artes: através da visualização do meio ambiente(sala de aula e escola), imagens retiradas da web e na elaboração de desenhos utilizando o laptop educacional.
-Língua Portuguesa: produção de frases na opção "texto" no laptop UCA.
-Matemática: formas geométricas
IV- Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos a oportunidade de reconhecer, elaborar e construir desenhos utilizando o laptop educacional por meio da ferramenta do Tux: KOLOUR PAINT.
V- Objetivos de Aprendizagem:
-Conhecer a ferramenta kolour paint no laptop educacional para poder ser utilizada no decorrer das atividades.
-Identificar o que são pontos e linhas, diferenciando-as através de imagens retiradas da web e do ambiente de sala de aula.
-Desenvolver atividades de elaboração de desenhos utilizando o laptop educacional.
-Produzir frases a respeito dos desenhos elaborados.
VI- Etapas das atividades:
  • Primeiro momento: Apresentar aos alunos o laptop educacional e a ferramenta kolour paint.
  • Segundo momento: O professor mostrará aos alunos algumas imagens de diferentes tipos de pontos e linhas.
  • O professor mostrará aos alunos os ícones da ferramenta kolour paint e suas funcionalidades.
  • Os alunos elaborarão desenhos com pontos e linhas e os pintarão utilizando o recurso do kolour paint.
Após esta etapa, os alunos descreverão seus desenhos através de frases, na opção "texto" ainda no kolour paint.

VII- Recursos metodológicos:
-Laptop educacional, câmera digital, internet, impressora, tinta preta para impressora, giz, lousa, caderno, lápis e borracha.
VIII- Avaliação: Ocorrerá observando-se o interesse, participação, interação e cooperação dos alunos.
IX- Referências: Ferramenta de busca no website google.



Nenhum comentário:

Postar um comentário