domingo, 10 de julho de 2011


Escola Estadual Sete de Setembro
Plano de aula: Planejamento de uma atividade utilizando o software
Tux Typing com os laptops do Projeto UCA.

Aluno:           Professora Kirsten Corinna Weber Silva
Tema:            Brincando de aprender
Multiplicadora e Tutora:  Dulcinéia Pereira Lima e Rosilma Lobato Pinheiro
I – Nível / Modalidade de Ensino:     Ensino Fundamental
II – Público Alvo:    Alunos do 7º ano
III – Disciplina trabalhada:    Língua Estrangeira / Inglês
IV – Objetivo Geral: Promover um momento de ensino-aprendizado frutífero e prazeroso junto aos laptops no sentido de ampliar os conhecimentos sobre os laptops e como aliá-los na resolutividade de problemas

V – Objetivos de aprendizagem
  • Proporcionar aos educandos um momento de lazer e aproximação com as novas tecnologias, especialmente com programas educativas,
  • Habituar os alunos com configurações simples e funções básicas
  • Incentivar o uso das novas tecnologias na busca de conhecimento e na revisão de atividades resolvidas, bem como encorajá-los a resolver problemas e desafios com apoio do computador
  • Estimular a interação e cooperação entre s alunos
  • Estimular a curiosidade nos alunos
  • Rever vocabulário da língua inglesa
  • Melhorar a habilidade de tradução com apoio do tradicional dicionário impresso ou um tradutor online

VI – Etapas da atividade

  • 1º momento - Os alunos se juntam em duplas e recebem um laptop por dupla.
  • 2º momento - Apresentação dos laptops aos alunos e revisão acerca das principais funções, cuidados e software básico, enfatizando o programa Tux Typing.   
  • 3º momento - Os alunos utilizam o programa Tux Typing revezando dentro das duplas.
  • 4º momento – A professora auxilia os alunos a configurar os laptops para acessa a rede wifi pela primeira vez e leva os alunos a principal ferramenta de busca “Google”.
  • 5º momento - Os alunos retornam ao Tux Typing, configuram o idioma para inglês e utilizam o software, anotando as palavras medias que estão “aparecendo” em inglês e identificam seu significado em português com ajuda de um dicionário inglês – português - inglês. Em seguida retornam para a configuração em português e anotam as palavras de uma nova rodada em português e as traduzam para o inglês com apoio de um dicionário impresso.
  • 6º momento – Os alunos localizam um tradutor online através da ferramenta de busca e verificam a veracidade de suas traduções e experimentam o software de tradução com frases simples.
  • 7º momento – As duplas, que terminam com sucesso suas atividades estão liberadas para explorar o mundo virtual até o resto da aula.  
  • 8º momento – Explanação e comentários dos alunos sobre a atividade, aprendizado e a experiência livre com a ferramenta de busca. 

VII – Recursos tecnológicos utilizados
Laptop educacional, software Tux Typing, Googe, rede wifi, tradutor online, dicionário impresso, caderno e caneta


VIII – Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para as atividades propostas
  • Conhecimento das funções básicas do laptop do projeto UCA
  • Conhecimento de manuseio de um dicionário inglês – português – inglês

IX – Avaliação
  • Observação do comportamento, empenho, curiosidade e interação dos alunos no decorrer da atividade.
  • Devolução das palavras pesquisadas.
  • Explanação e comentários finais dos alunos.

X  Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Proinfo. Ambiente colaborativo de aprendizagem. Modulo II. Disponível em < http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo> acesso em 08 jun 2011.



Considerações e avaliação da aula:

Os objetivos de aprendizagem foram totalmente atingidos e os mesmos surpreenderam com sua perseverança e velocidade.  

Quanto à motivação, interação e colaboração entre os próprios alunos, os mesmos superaram claramente as expectativas. O trabalho em dupla foi muito positivo, uma vez, que os alunos se auxiliaram e motivaram dentro das duplas e entre outras duplas. Em momento nenhum teve uma competição negativa entre os alunos. 

       
     Em suma, a experiência foi extremamente boa. Tanto alunos Omo professora se divertiam muito durante a aula. 

Após conclusão das atividades, os alunos aproveitaram o restante do tempo ainda para “viajar” na internet, pesquisando assuntos de seu interesse- algo, que variava entre ´Hello Kitty´, gravidez na adolescência, Vasco da Gama, e letras de Justin Bieber entre outros assuntos importantes para os alunos. Reitero minha colocação anterior: a fascinação dos alunos com esta ferramenta estimula os professores no aperfeiçoamento de sua prática diária. Neste sentido, estou aproveitando as férias e readequando meu plano de curso à ferramenta UCA e à informática educacional - doravante ao nosso alcance e parte do nosso dia-a-dia no ensino-aprendizado na Escola Estadual Sete de Setembro. Excellent. 
 

Contribuo com uma pequena sugestão à área técnica do e-proinfo: elaborar software para ESL atividades, talvez inspirados em software como Hot Potatoes ou atividades que focam a comunicação em língua estrangeira. A opção de indicar as palavras que “caem” no Tux Typing também seria interessante, tanto na opção inglês como português, porque abre a possibilidade de focar vocabulário específico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário