domingo, 10 de julho de 2011

Projeto UCA / Módulo I


Escola Estadual Sete de Setembro
Plano de aula: Planejamento de uma atividade utilizando o programa editor de texto Kword e a câmera webxcam embutidos nos computadores do Projeto UCA.

Aluno:           Professora Kirsten Corinna Weber Silva
Multiplicadora e Tutora:  Dulcinéia Pereira Lima e Rosilma Lobato Pinheiro
Tema:            My Perfil – Apresentação pessoal
I – Nível / Modalidade de Ensino:  Ensino Fundamental
II – Público Alvo: Alunos do 6º ano
III – Disciplina trabalhada: Língua Estrangeira / Inglês
IV – Objetivo Geral: Levar os alunos a conhecer e interagir com o software kword e a câmara dos laptops do Projeto UCA e usar as ferramentas para socializar uma apresentação pessoal de cada aluno   

V – Objetivos de aprendizagem:  
  • Conhecer o software kword e o webcam o laptop educacional bem como suas funções básicas
  • Produção de texto em língua inglesa
  • Estimular a associação de texto com imagens digitais aperfeiçoando a apresentação pessoal de cada aluno
  • Socializar as apresentações pessoais entre os colegas da turma
  • Proporcionar aos alunos um momento de lazer e aproximação com as novas tecnologias, especialmente com softwares e ferramentas educativas com potencial eduativo
  • Incentivar o uso das novas tecnologias na construção de conhecimento
  • Desenvolver a criatividade do aluno no aperfeiçoamento e apresentação de trabalhos escolares

VI – Etapas da atividade
  • 1º momento – Revisão verbal e por escrito das maneiras de como se pode se apresentar inglês  
  • 2º momento – Entrega de um laptop por aluno e breve apresentação e revisão das principais funções, cuidados e software básico
  • 3º momento – Explicação e experimentação dos softwares e recursos kword e webcam
  • 4º momento - Os alunos tiram fotos de si mesmo e de seus colegas com apoio do webcam e as localizam posteriormente nos laptops.
  • 5º momento – Os alunos abrem o software kword e experimenta a digitação e formatação de um pequeno texto.
  •  6º momento – Cada aluno se apresenta em inglês, indicando nome, origem, idade e outras informações que deseja socializar.
  • 7º momento – Cada aluno escolha uma foto de se mesmo e a insere na sua apresentação
  • 8º momento – Os alunos compartilham suas apresentações com seus colegas da sala. 
  • 9º momento – Explanação e comentários dos alunos sobre a atividade, aprendizado e a experiência livre com a ferramenta de busca. 

VII – Recursos tecnológicos utilizados
Laptop educacional, softwares kword e a câmara webxcam do laptop educacional, rede wifi ou rede de interação própria entre os laptops


VIII – Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para as atividades propostas.
  • Apresentação de si mesmo em inglês.
  • Conhecimento básico dos laptops.

IX – Avaliação
Observação do comportamento, interesse e curiosidade bem como resolutividade da tarefa proposta juntos às ferramentas tecnológicas de forma individual e coletiva.

 X  Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Proinfo. Ambiente colaborativo de aprendizagem. Modulo I. Disponível em < http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo> acesso em 05 jun 2011.



Considerações e avaliação da aula:

Em relação aos objetivos de aprendizagem, é valido afirmar, que todos alunos alcançaram os objetivos propostos. Apenas a socialização das apresentações individuais não foi possível devido à problemas técnicos (rede wifi inacessível), assim, os alunos mostraram suas apresentações para os colegas, carregando os laptops.   

Quanto à motivação, interação e colaboração entre os próprios alunos, os mesmos superaram claramente as expectativas.

A diferença entre o conhecimento prévio ficou evidente: enquanto alguns alunos já tiveram uma primeira experiência com os laptops ao final do ano letivo 2010, para outros, foi o primeiro contato com um computador. Diante disso, reconheço ter superestimado um pouco as habilidades dos alunos na tarefa, certamente, a realização da atividade em dupla teria promovido uma colaboração ainda maior e contornada a ansiedade de alguns alunos. Vale mencionar também, que a turma tem 26 alunos. 
 

            Em suma, a experiência foi muito positiva e o animo geral por parte dos alunos em relação ao projeto UCA é muito visível e os olhos brilhantes dos alunos comprometem o professor com a busca de novos conhecimentos e atividades novas e cada vez mais criativas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário